Modelos CRF 450R e CRF 250R recebem melhorias no motor e suspensões |
Ambas as motos tinham passado por uma reformulação há pouco tempo. A CRF 450R ganhou injeção eletrônica e muitas melhorias em 2009; enquanto que sua irmã mais nova foi "passada à limpo" em 2010. Ou seja, não é muito cedo para novas alterações? A fabricante japonesa acha que não, então vamos a elas.
MX1
A moto que disputa a categoria máxima do motocross internacional é a CRF 450R. Dotada de um motor monocilíndrico de quatro tempos e arrefecido a água, a CFR 450R foi feita para os "profissionais da terra".
As novidades do modelo 2012 são muitas. O link traseiro, que liga a suspensão ao quadro, e que tem a função de amenizar o impacto, é totalmente novo. Com a nova ligação Pro-Link, a 450R ganhou mais tração e um melhor retorno da suspensão.
Segundo a Honda, o conjunto que absorve os impactos recebeu uma nova configuração para trabalhar de forma mais eficiente em terrenos irregulares. Por exemplo, os tubos do garfo dianteiro estão mais resistentes (48 mm de diâmetro e 310 mm de curso).
Ainda nas suspensões, a mola do sistema traseiro foi aperfeiçoada e agora trabalha em maior harmonia com o quadro, aumentando o controle do piloto tanto na subida do salto, quanto na aterrissagem. Ainda em função do off-road, é claro, a CRF 450R 2012 tem novas pedaleiras, mais amplas, para uma maior estabilidade.
O motor, mais leve e compacto, permanece com as 449,5 cm³ de capacidade declarada -- a fabricante não divulgou a potência, nem o torque máximo. Já a injeção eletrônica de combustível foi otimizada, deixando a moto com melhor desempenho e com menos barulho. Assim, a injeção eletrônica impulsiona a moto para ganhar terreno sem patinar.
Por fim, um novo rolamento de corrente, mais resistente, foi instalado na CRF 450R, sempre em prol de uma maior durabilidade e confiança, já que muito torque é transferido para a roda traseira.
MX2
Também pertencente às pistas de motocross de todo o mundo, a CRF 250R é a representante da categoria MX2 no Mundial de Motocross. E ela também está diferente no modelo 2012. A começar pela cabeça do cilindro. Em novo formato e com novas válvulas de escape, a versão 2012 da CRF 250R oferece agora um melhor desempenho também em baixas e médias rotações.
A fim de entregar uma aceleração mais linear ao piloto, a 250R ganhou um novo corpo do acelerador. Já o virabrequim, segundo a Honda, também é inédito e aumenta a vida útil do motor. A terceira geração do motor Unicam também faz parte da nova CRF 250R. Assim como a sua irmã mais velha, a 250R tem um novo Link na suspensão traseira, oferecendo uma maior estabilidade ao modelo.
Aliás, a CRF 250R 2012 recebeu novas suspensões, tudo para transmitir mais confiança ao piloto em terrenos adversos. Na frente, a moto traz garfo telescópico da marca Showa e tubos com 48 mm de diâmetro e 310 mm de curso. Já a nova suspensão traseira traz novo Link e um monoamortecedor, também Showa, com curso de 310 mm. As pedaleiras também estão maiores no modelo que disputa o Mundial de MX2. Detalhe: o sistema de freios é igual nos dois modelos, ou seja, disco simples de 240 mm em ambas as rodas.
Outra novidade na CRF 250R é o escapamento. Totalmente de acordo com as leis de emissão de poluentes e ainda propagando menor ruído, mas sem perder desempenho. O novo chassi, segundo a marca, é leve e ajuda o piloto nos saltos e nas manobras aéreas. A CFR 250R 2012 também apresenta novos grafismos. Infelizmente a Honda ainda não divulgou os preços dos novos modelos off-road.