Motocicleta combina boa dose de potência e controle para ser usada todo dia |
Um segmento que tem crescido significativamente nos últimos anos é o das maxi-naked: motos poderosas, com pouca carenagem e permitem seu uso tanto na cidade, para o dia-a-dia, com bom raio de giro e agilidade, e para passeios de fim de semana, onde entregam prazer em viagens curtas e médias. A Yamaha pretende abocanhar mais uma fatia nesse mercado com a nova FZ1.
Inspirada na famosa Fazer 1000, a FZ1 é apresentada como um projeto forte e compacto, com um chassi projetado para aproveitar ao máximo o motor de 998cc. O quatro cilindros refrigerado a água desenvolve 150 cv a 11.000 rpm, com torque máximo de 10,6 kgfm a 8.000 rpm, números dignos de uma superesportiva.
Inspirada na famosa Fazer 1000, a FZ1 é apresentada como um projeto forte e compacto, com um chassi projetado para aproveitar ao máximo o motor de 998cc. O quatro cilindros refrigerado a água desenvolve 150 cv a 11.000 rpm, com torque máximo de 10,6 kgfm a 8.000 rpm, números dignos de uma superesportiva.
Os freios são generosos para segurar a força da moto. Na frente, um disco de 320mm com pinça de quatro pistões e atrás um de 245mm. A FZ1 pode vir equipada com ABS, para frenagens progressivas e seguras. É uma moto pesada, com 214 kg com óleo e gasolina. O tanque tem capacidade para bons 18 litros e a altura do assento não é excessiva, a 815mm do solo. A FZ1 custa na Europa 10.690 euros (aproximadamente R$ 24.500) ou 11.190 - R$ 25.600 - para a versão com ABS.
O visual da FZ1 é quase intimidante, e o tamanho do motor já denuncia o poder da moto. A pilotagem é surpreendentemente fácil, com um posto de condução avançado obtido graças ao guidão largo e a pouca distância do assento.
Na cidade é uma motocicleta muito ágil, para passar entre os carros sem dificuldades, e dá a impressão de estar pilotando uma moto bem menor que a FZ1. Mas basta o tráfego abrir que ela mostra seu verdadeiro potencial. Acima de 6.000 rpm, as respostas beiram a brutalidade e a FZ1 dispara. Entretanto, abaixo desse regime também entrega boa força e agilidade, ao contrário do que o motor quatro cilindros poderia sugerir.
Em estrada aberta a moto brilha nas tomadas de curvas com precisão e sem qualquer solavanco ou balanço que assuste o piloto. Os freios são muito bem dimensionados e o ABS trabalha bem para parar a moto com segurança, mas sem se mostrar muito intrusivo na condução.
A FZ1 entrega o que promete: muita energia, controle e agilidade a um preço razoável no mercado europeu. Pode se tornar a moto de uso no dia-a-dia e também para pequenas viagens.