Versão naked da RSV4, nova Tuono tem motor V4 de 167 cavalos, controle de tração e muita eletrônica para chegar a 270 km/h |
Apresentada no Salão de Milão de 2010 como a grande estrela da Aprilia, a Tuono V4R chega agora ao mercado europeu. Além do potente motor, essa naked traz outros atrativos dignos de motos de pista: controle de tração; controle de wheelie ("empinadas"); quick shift, que permite subir as marchas sem fechar o acelerador e acionar a embreagem; e ainda controle de largada. Mas porque tudo isso em uma naked?
Simplesmente porque é uma versão de rua da superesportiva RSV4, modelo campeão do mundo de Superbike em 2010 com Max Biaggi. Da sua irmã de pista veio o propulsor e também toda a eletrônica embarcada.
MOTOR
Com quatro cilindros dispostos em "V" a 65°, 999,6 cm³ de capacidade, quatro válvulas por cilindros e girando até 12.300 rpm, o propulsor produz muita potência (167 cv) e torque (11,3 kgf.m a 9.500 rpm) podendo levar a Tuono V4R a incríveis 270 km/h, segundo a Aprilia.
Superesportiva pelada: Tuono V4R tem motor V4 de 167 cavalos |
Assim como outros componentes, a caixa de marchas do tipo cassete também é semelhante às utilizadas em motos de pista. Com seis marchas, o câmbio conta com sistema quick shift, com o qual se pode subir de marcha sem fechar o acelerador ou acionar a embreagem – outro item muito usado em motos de competição. A Aprilia ainda adotou uma embreagem deslizante para evitar trancos e derrapagens nas reduções de marcha.
CICLÍSTICA
Com quadro de dupla trave superior em alumínio, a Tuono V4R teve sua geometria revisada para oferecer uma melhor dirigibilidade desta naked em ruas e estradas. O conjunto de suspensão conta com garfo telescópico invertido Sachs na dianteira e uma balança traseira também em alumínio com amortecedor Sachs com reservatório de nitrogênio separadamente. Ambos são completamente ajustáveis.
Equipada com rodas de três raios em alumínio, a Tuono V4R usa pneus radiais sem câmara nas medidas 120/70 ZR 17, na frente, e 190/55 ZR 17, atrás. Para ajudar a frear os 167 cv de potência, a marca italiana não economizou: discos duplos de 320 mm de diâmetro na roda dianteira, mordidos por pinças Brembo de quatro pistões com fixação radial; já na traseira, disco simples de 220 mm e pinça flutuante também Brembo.
Em sua versão top de linha a APRC (Aprilia Performance Riding Control), ou seja, com toda a eletrônica embarcada já citada, a Tuono V4R conta até mesmo com um amortecedor de direção para evitar oscilações em alta velocidade. O APRC conta com controle de tração (APRC) e ainda o controle de empinadas, que evita que a roda dianteira saia do chão em acelerações muito bruscas.
Mas chama a atenção mesmo nesta naked urbana o controle de largada, como utilizado anteriormente nos carros de Formula 1. O sistema possibilita que em arrancadas o piloto possa acelerar "tudo" e soltar a embreagem sem medo de derrapagens ou empinadas. A boa notícia para os pilotos mais radicais (ou aqueles que acham que sabem tudo) é que todos os sistemas podem ser desativados.
A Aprilia Tuono V4R chega agora ao mercado europeu em três opções de cores (amarela, preta e prata) e em duas versões: a standard por 13.590 Euros na Itália (cerca de R$ 31.000) e a versão top, chamada de APRC e completa, por 15.590 Euros (R$ 35.100).