Aprilia Tuono V4R é superesportiva que dispensa carenagem

    Versão naked da RSV4, nova Tuono tem motor V4 de 167 cavalos, controle de tração e muita eletrônica para chegar a 270 km/h
    Versão naked da RSV4, nova Tuono tem motor V4 de 167 cavalos, controle de tração e muita eletrônica para chegar a 270 km/h
Feita para os motociclistas que usariam uma moto de corrida para ir tomar um café com os amigos, a Aprilia Tuono V4R é uma naked italiana para lá de radical. Equipada com motor de quatro cilindros em “V”, a nova naked da fábrica de Noale oferece 167,3 cavalos de potência máxima a incríveis 11.500 rpm.

Apresentada no Salão de Milão de 2010 como a grande estrela da Aprilia, a Tuono V4R chega agora ao mercado europeu. Além do potente motor, essa naked traz outros atrativos dignos de motos de pista: controle de tração; controle de wheelie ("empinadas"); quick shift, que permite subir as marchas sem fechar o acelerador e acionar a embreagem; e ainda controle de largada. Mas porque tudo isso em uma naked?

Simplesmente porque é uma versão de rua da superesportiva RSV4, modelo campeão do mundo de Superbike em 2010 com Max Biaggi. Da sua irmã de pista veio o propulsor e também toda a eletrônica embarcada.

MOTOR
Com quatro cilindros dispostos em "V" a 65°, 999,6 cm³ de capacidade, quatro válvulas por cilindros e girando até 12.300 rpm, o propulsor produz muita potência (167 cv) e torque (11,3 kgf.m a 9.500 rpm) podendo levar a Tuono V4R a incríveis 270 km/h, segundo a Aprilia.

Superesportiva pelada: Tuono V4R tem motor V4 de 167 cavalos
Velocidade exagerada para uma naked que conta apenas com uma pequena carenagem com faróis duplos para proteger o piloto. Mas pensando em tornar a Tuono V4R mais "civilizada", a Aprilia dotou a moto de três mapas de gerenciamento do motor como, aliás, está na moda: o mapa Track (pista), o mais agressivo; Sport (esportivo) com a mesma potência máxima, porém entregue de forma mais suave; e Road (estrada) com 25% menos potência.

Assim como outros componentes, a caixa de marchas do tipo cassete também é semelhante às utilizadas em motos de pista. Com seis marchas, o câmbio conta com sistema quick shift, com o qual se pode subir de marcha sem fechar o acelerador ou acionar a embreagem – outro item muito usado em motos de competição. A Aprilia ainda adotou uma embreagem deslizante para evitar trancos e derrapagens nas reduções de marcha.

CICLÍSTICA
Com quadro de dupla trave superior em alumínio, a Tuono V4R teve sua geometria revisada para oferecer uma melhor dirigibilidade desta naked em ruas e estradas. O conjunto de suspensão conta com garfo telescópico invertido Sachs na dianteira e uma balança traseira também em alumínio com amortecedor Sachs com reservatório de nitrogênio separadamente. Ambos são completamente ajustáveis.

Equipada com rodas de três raios em alumínio, a Tuono V4R usa pneus radiais sem câmara nas medidas 120/70 ZR 17, na frente, e 190/55 ZR 17, atrás. Para ajudar a frear os 167 cv de potência, a marca italiana não economizou: discos duplos de 320 mm de diâmetro na roda dianteira, mordidos por pinças Brembo de quatro pistões com fixação radial; já na traseira, disco simples de 220 mm e pinça flutuante também Brembo.

Em sua versão top de linha a APRC (Aprilia Performance Riding Control), ou seja, com toda a eletrônica embarcada já citada, a Tuono V4R conta até mesmo com um amortecedor de direção para evitar oscilações em alta velocidade. O APRC conta com controle de tração (APRC) e ainda o controle de empinadas, que evita que a roda dianteira saia do chão em acelerações muito bruscas.

Mas chama a atenção mesmo nesta naked urbana o controle de largada, como utilizado anteriormente nos carros de Formula 1. O sistema possibilita que em arrancadas o piloto possa acelerar "tudo" e soltar a embreagem sem medo de derrapagens ou empinadas. A boa notícia para os pilotos mais radicais (ou aqueles que acham que sabem tudo) é que todos os sistemas podem ser desativados.

A Aprilia Tuono V4R chega agora ao mercado europeu em três opções de cores (amarela, preta e prata) e em duas versões: a standard por 13.590 Euros na Itália (cerca de R$ 31.000) e a versão top, chamada de APRC e completa, por 15.590 Euros (R$ 35.100).